Plano de Atividades 2018-2019
I – Dar continuidade ao diálogo entre a APAVISA e os órgãos de gestão do Colégio:
· Realizar encontros regulares com a Direção do Colégio;
· Participar nas reuniões de Conselho Pedagógico.
II – Reforçar a comunicação entre a APAVISA e os seus associados permitindo uma maior proximidade e partilha de informação:
· Dinamizar o site da APAVISA, contribuindo para uma melhor informação aos Pais e Encarregados de Educação;
· Promover reuniões com os representantes dos Pais dos 2º e 3º ciclos;
· Receber sugestões dos sócios através do e-mail apavisa1@gmail.com
III - Contribuir para o aumento do sucesso escolar:
· Colaborar com os professores e Direção do Colégio na dinamização de atividades que promovam o enriquecimento cultural e o desenvolvimento de competências ao nível das aprendizagens;
· Promover iniciativas orientadas para a educação e cidadania, como ações de solidariedade e voluntariado.
IV – Promover o bem estar individual do aluno, enquanto criança e jovem, assim como as condições físicas das instalações do Colégio de forma a melhorar o dia a dia da comunidade escolar.
· Auscultar os encarregados de educação do 1º ciclo e Pais representantes das turmas do 2º e 3º ciclos quanto à introdução de um reforço alimentar às 17h45 para todos os alunos;
· Remodelar, ordenar e dotar os espaços interiores (ludoteca e espaço envolvente e sala dos cacifos – 2º e 3º ciclos), mais utilizados nos tempos livres dos alunos, de modo a proporcionar arrumação de vestuário e atividades lúdicas e desportivas;
· Dotar os espaços de ocupação de tempos livres com materiais desportivos e didáticos;
· Criar pinturas no chão do recreio do 1º ciclo que apelem ao desenvolvimento bio- psicossocial das crianças.
· Reaproveitar o espaço exterior para criação de um campo de voleibol;
· Remarcar as linhas dos campos de futebol/basquetebol;
· Restaurar os bancos localizados junto aos campos de futebol;
· Plantar árvores e promover os espaços verdes;
· Colocar guardas de proteção no passeio, no local de passagem de peões, junto à portaria do Colégio da Via Sacra;
· Apoiar a instalação de um elevador no edifício dos 2º e 3º ciclos para os alunos com mobilidade reduzida (projeto em fase de desenvolvimento pela Direção do Colégio).
V – Formação de PAIS/ Encarregados de Educação
· Conferência/Seminário com tema e data a definir.
VI – Angariação de apoios, materiais e financeiros, através das quotas dos associados e de outras ações, com o objetivo de melhorar a qualidade das atividades escolares.
· Aumentar a frequência das ações de recolha e entrega do Banco de Peças de Uniformes (BPU) realizar uma vez por período. As datas da primeira ação do BPU serão:
o Ação de recolha: do dia 07 a 19 de dezembro;
o Ação de cedência: dia 12 de janeiro das 09h30 às 13h00.
· Sortear Cabaz de Natal;
· Apelar ao mecenato e donativos materiais.
VII – Apoiar a publicação da revista “Ecos da Via-Sacra”.
· Apoiar a edição e produção da revista através da angariação de donativos.
VIII – Angariar novos protocolos com vista a beneficiar a comunidade escolar e os nossos associados.
· Criar uma Comissão de PAIS do Colégio da Via Sacra na área da Arquitetura e Decoração de Interiores com vista a melhorarmos os espaços dedicados à ocupação dos tempos livres dos alunos (Todos os PAIS/Encarregados de Educação arquitetos e decoradores que queiram pertencer à comissão devem manifestar o seu interesse através do e-mail apavisa1@gmail.comaté dia 01 de Dezembro)
· Criar uma Comissão de PAIS do Colégio da Via Sacra na área do Direito de modo a analisar a Constitucionalidade da exclusividade dos Manuais Escolares gratuitos somente para o ensino público (Todos os PAIS/Encarregados de Educação advogados e juristas que queiram pertencer à comissão devem manifestar o seu interesse através do e-mail apavisa1@gmail.comaté dia 01 de Dezembro)
IX – Colaborar e participar na preparação e realização de atividades e iniciativas promovidas pelo Colégio:
· Campos de Férias;
· Eventos;
· Festas.